Novidades

Entrevista Meybin - Visual Novel Dev - Otome Union

Hoje vamos conhecer um estúdio que tá vindo com tudo e entregando mais ainda. Com uma história envolvente, personagens lindos e de graça la no itch.io, vamos conhecer,



📢 Onde encontrar Meybin:

Youtube: https://www.youtube.com/@Meybingames
Instagram: https://www.instagram.com/_meybin/
Bluesky: https://bsky.app/profile/meybin.bsky.social
Itch-io: https://meybin.itch.io/
Apoia-se: https://apoia.se/veiloffate

📢 Jogo em desenvolvimento





📢 Participantes dessa Entrevista




📢 Saudações


Nierty (Otome Union) - Oiiii

Cherrypieh (Otome Union) - E seja muito bem-vinda Mey !!! 

Mey (Meybin) - Muito obrigada pelo convite.

Cherrypieh (Otome Union) - Estamos felizes em te receber e conhecer mais sobre você e o seu trabalho. Sabemos que você é desenvolvedora solo e está trabalhando no seu primeiro jogo, Veil of Fate. Mas, como foi que tudo isso começou? Quando você soube que queria criar um jogo? Como foi e está sendo essa jornada?

📢 Como começou o estúdio e a criação do Jogo?


Mey (Meybin) - Okaay... bem, é... agora estou desenvolvendo dois jogos (sim, dois. Provavelmente vou acabar falando um pouquinho do outro aqui também). 

Tudo começou há cerca de quatro anos mais ou menos, quando eu coloquei na cabeça que queria criar o meu próprio otome game. Eu sempre fui viciada em histórias de romance num geral, seja em jogos, livros, séries, etc
Eu sou aquele tipo de pessoa que não se contenta em só aceitar o "final" canônico, aquela pessoa que fica pensando nos "mas e se tivesse feito assim?"

Eu adoro jogos de escolha onde você realmente pode moldar a jornada, como life is strange, por exemplo, Until Dawn (puxando pra uns mais do terror também). Inclusive, muito de Veil Of Fate foi tirado/adaptado de cada jogo ou conteúdo que consumi desse mesmo gênero
A jornada está sendo... surtos, surtos e mais surtos, e, claro, a parte de ser gratificante ver tomando forma.


Veil of Fate - Tristan


📢 Inspiração


Nierty (Otome Union) -Você falou de Until dawn, e Life is strange, mas teve algum jogo específico que serviu de inspiração para começar nesse meio de desenvolver seu próprio jogo, ate mesmo, quem sabe alguma visual novel?

Mey (Meybin) - Ah, com certeza. Vários Principalmente Vns em si, como as da Genius que eu era completamente viciada na adolescência, e Amor Doce também contribuiu, sem dúvida.

Cherrypieh (Otome Union)- E como foi para você começar a criar os primeiros protótipos do jogo? Você já sabia sobre programação ou estudou para colocar os planos em ação?

Mey (Meybin)- Sabia bulhufas kkkkkk. Primeiro eu ia fazer em um (esqueci o nome do programa), mas basicamente era um aplicativo pra criar vns no próprio celular. Você colocava a imagem completa (personagem + cenário). Só que haja imagem, né. Aí pesquisando mais sobre esses softwares, eu conheci o Renpy
A primeira versão de VOF(Veil of Fate) era hiper mega basiquinha, até o nome não era esse. Isso lá em 2022, mais ou menos.. se não me falha a memória

📢 Desenvolvimento técnico 


Nierty (Otome Union)  - Então faz tudo sozinha, como é o desenvolvimento, como se organiza, e aproveitando a deixa, o que te motiva a fazer sua Visual novel?

Mey (Meybin)- Pra ser bem sincera? Eu não sigo um roteiro, não. Eu só... vou fazendo o que mais me dá vontade no momento.

O desenvolvimento, principalmente agora que eu descobri a minha ausência de sanidade (estou redesenhando os sprites) está.. Mais demorado. E o que me motiva acho que é principalmente a vontade de ver as pessoas conhecendo esse mundo enorme e cheio de conflitos, intrigas, política e romance que eu criei. Sabe aquele sonho de um dia abrir o X ser marcada em fanart de alguma criação sua? 

Na verdade, uma das minhas razões para redesenhar é justamente reduzir o armazenamento
Porque antes eu não sabia e nem pensava em otimizar os sprites. Eu tinha feito MUITAS variações da mesma imagem, então isso pesou muito nos Gigabytes. E não era flexível, já que pra sei lá, mudar de roupa, eu teria que redesenhar do mesmo jeito. E o principal motivo pra redesenhar é: minha pintura e anatomia melhoraram... e eu já não curtia a atual tanto.

Até agora, só o Tristan, o Lucien e a Liana já tem 'rosto'. Os outros eu estou numa guerra interna pra decidir as poses.

Personalizar a MC - Eu também muito provavelmente vou fornecer a opção de personalizar a mc (ainda não é totalmente certeza, porque... tenha dó de mim), somente as cores do cabelo e da pele, e como mencionado antes eu não tenho sanidade, também mudaria nas cgs


Veil Of fate - Morgana



Cherrypieh (Otome Union)- Ah, mas como você sentiu que precisava mudar, está evoluindo, e o game está em fase inicial, você está certa em deixar como planeja. O game já é maravilhoso agora, imagina depois...
Além disso, você havia lançado uma demo, que tivemos o prazer de jogar. Mas, ela ainda não está completa, certo? Você já lançou uma 2.0. Lembro que você mencionou que pretende deixá-la mais completa e com uma parte inicial pra cada um dos paqueras. Então, você seguirá atualizando a demo aos poucos?

Mey (Meybin)- Então, quanto a isso... Eu vou atualizar somente quando terminar de redesenhar. Inclusive, eu estava pensando em ao invés de fazer a demo e só depois lançar o jogo completo, lançá-lo em capítulos
Mas aí o Cyrus e a Morgana só teriam os primeiros capítulos, porque as rotas deles precisam de alguns acontecimentos específicos dentro das outras rotas pra serem desbloqueados.

Inclusive, vou mostrar aqui como eles ficaram depois do rework
Abaixo está Lucien, Liana e Tristan na arte nova





Mey (Meybin)- Todos os personagens vão ser redesenhados assim, até os coadjuvantes (rei, rainha, pais da mc, etc)

Cherrypieh (Otome Union)- E você não ficou assustada ou temerosa por desenvolver um grande projeto sozinha? Porque você está programando, escrevendo, também está responsável pela arte, etc. É muita responsabilidade nas mãos de uma única pessoa.

Mey (Meybin)- Eu surto um pouquinho por dia. KKKK
Eu penso em montar um time, mas é difícil justamente pelo projeto ser enorme
As pessoas tendem a não quererem participar de projetos grandes pra não se 'amarrarem'
Então, por enquanto, sigo sozinha
E VOF realmente é surreal de grande. Tem vezes que eu penso que estou exagerando, mas tudo se encaixa tão bem. Que eu não consigo tirar nada.


Veil of Fate - Kael


Cherrypieh (Otome Union)- E, além disso, tudo, o jogo está disponível em outros idiomas. Como está sendo o trabalho de tradução?

Mey (Meybin)- Inicialmente uma luta, mas agora estou conseguindo conciliar bem, até.
Só o japonês que eu estou procrastinando (desculpakkkk)
Mas o espanhol e o inglês tá tranquilo

Cherrypieh (Otome Union)- E você mesma que está traduzindo ou está recebendo ajuda ou contratando alguém?

Mey (Meybin)- Meu namorado me ajuda com o inglês, e o espanhol eu estou fazendo sozinha
esse é o Corviel, de Toy Obsession, um horror romance que eu estou desenvolvendo especialmente pro spooktober, e esse é o Panthiel.






Cherrypieh (Otome Union)
- O que está pronto sobre esse novo jogo?

Mey (Meybin)- Eu ainda não escrevi uma sinopse bonitinha, mas basicamente o mc (você escolhe o pronome) inocentemente se fascina por dois bichinhos de pelúcia na vitrine quando criança, mesmo o vendedor alertando que eles não estavam à venda e que nem deveriam estar lá.

Você cresce com eles, os ama incondicionalmente, mas... Como todo brinquedo, chega uma idade que eles ficam na infância. E você os guarda no sótão
E um belo dia, você reencontra a caixa com eles. Mas as coisas começam a ficar estranhas dali

Eles são dois yanderes com personalidades praticamente opostas.
o panterinha ali é mais pra tsundere

Cherrypieh (Otome Union)- E você pretende deixar esse jogo tão longo quanto VOF ou será mais curtinho?

Mey (Meybin)- Mais curto, pela minha saúde mental. (embora ele já esteja com muito mais escolhas do que eu planejava). Você escolhe o tom de pele também, e vai mudar nas cgs. Já tem um final, por enquanto só um, que você fica com os dois
Não é bem por sua escolha, né, mas fica.

Nierty (Otome Union) - Qual é a sua parte favorita no desenvolvimento dos seus jogos?

Mey (Meybin)- Essa pergunta me pega. É mais fácil dizer a que eu só faço por obrigação. Eu adoro tudo, exceto os cenários. E a programação as vezes me dá nos nervos também, mas é só as vezes. Mas se for pra escolher uma parte só... eu acho que as cgs.
Eu amo fazer cg, e principalmente não separar 'bom e ruim', já que os finais e escolhas consideradas 'más' também tem cg

Eu não sei se eu contei em algum lugar, mas Veil Of Fate, você molda a personalidade da protagonista, e isso vai moldar a história. Além das suas escolhas éticas e morais, claro.
cada personagem reage de um jeito, então a maioria deles tem quatro desdobramentos possíveis de rota, cada um com vários finais diferentes.

📢 Mecânicas de Veil of Fate


Cherrypieh (Otome Union)- E sobre as Borboletas?

Mey (Meybin)- Cada borboleta te indica pra qual vertente você tá se inclinando mais!
são quatro vertentes(lembrando que nem todos os personagens tem quatro): Utópica, Endotópica, Distópica e Misotópica.
Já aviso que se vocês não tiverem estômago, busquem sempre as borboletas cinzas e as douradas
KKKK
Todos os finais você vai poder revisitar depois de desbloquear, rever.
E também vão ter memórias que você também vai revisitar na galeria

As memórias são todas nas visões dos paqueras, partes importantes do passado deles as justificativas das canalhices.

Sem querer dar spoiler, (embora vocês já passem pano pro Kael que eu sei), o bichinho foi sofrido viu, coitado. Ele, Ethan, Tristan. Os outros também, mas cada um tem seu próprio motivo.

Nierty (Otome Union) - Tem algum canal de apoio coletivo ou pretende ter? E ja pensou se vai tentar algum dia colocar o game na steam?

Mey (Meybin)- Eu criei uma campanha no apoia.se recentemente, visando justamente colocar o jogo na steam e na playstore.

Cherrypieh (Otome Union)- Então, você tem uma previsão de quando lançará o primeiro cap de VOF e uma data aproximada para uma demo/jogo do seu segundo projeto? Já possui muito material sobre ele?

Mey (Meybin)- A gui do segundo projeto, Toy Obsession, já está praticamente pronta, eu só preciso criar vergonha na cara e terminar os cenários(af af af), e aí terminar as cgs e programar.
De Vof eu já não tenho uma previsão exata, já que eu preciso redesenhar tudo, pra adaptar a arte. (cenários não, vao ficar assim mesmo)





📢 Espiadinha no script do jogo


------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Tristan 


Eu o encaro por um momento, mais séria do que pretendia.
mc “... E seu carisma não é tão insuportável assim, pra ser justa.”
O sorriso provocador suaviza. Por um segundo, ele parece surpreso… e tocado?
 t “Uau… isso foi... inesperadamente doce.”
Ele coça a nuca, um pouco sem saber como reagir, antes de tentar recuperar a pose.
t “Vou tentar estar à altura, gracinha. Mas agora você está criando expectativas perigosas.”
mc “Perigosas?”
t “É claro. Eu não sou só flores, sabe?”
Não posso evitar rir baixinho.
mc “Mas parece.”
Tristan inclina a cabeça, o olhar provocador fixo em mim.
t  “Ah, é?”
Sem aviso, ele avança um passo. Meus olhos se arregalam com a proximidade inesperada.
Os dedos envolvem minha mão levantando-a num gesto firme, mas extremamente suave.
Tristan sorri, os lábios pesam sobre as juntas dos meus dedos. Sinto o rosto esquentar.
mc “!!!!!”
t “Eu também sei ser cavalheiro.
t “...E espada.”
mc “!!!!!”
Até tento dizer algo, mas as palavras não saem.
Meu coração bate mais rápido. Ele percebe.
t  “Cuidado, gracinha. Desse jeito, quem vai acabar se apaixonando sou eu.”
mc “E isso seria… ruim?”
Ele sorri, se afastando só o suficiente para me deixar respirar. Não o bastante para me deixar esquecer.
t “Devastador.”
(resultado de uma escolha que eu não vou dizer qual é, ´hehehe)
------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Lucien


mc "Realmente tudo isso é necessário?"
Lucien não responde de imediato.
Ele me observa. Um olhar estreito, cirúrgico. Como se pesasse cada sílaba. Como se estivesse avaliando... a minha estrutura interna.
Então, ele estende a mão. O gesto é tranquilo. Quase cordial.
Por reflexo, levo a minha também. Instintivamente.
Mas, antes que meus dedos toquem os dele, o feiticeiro recua.
mc “!!!!!!”
l "Eu não te disse para pegá-la, pequena centelha."
A voz é baixa. Precisa. Como um bisturi cortando devagar.
mc (Ele.. ele recuou! E… pequena centelha?)
l "É por isso que regras são necessárias. Sem regras, você age assim, por impulso. E o impulso... pode matar."
 mc "... Não disse, mas é o que qualquer pessoa entenderia."
 Tento manter a compostura conforme ele se aproxima. Devagar.
 O olhar fixo no meu, como se vasculhasse o que eu ainda nem pensei.
l "Eu gosto disso.
 Do desafio mascarado de curiosidade."
A tensão que sinto não é medo. É outro tipo de desconforto.
 É o incômodo de ser vista demais. De alguém que enxerga sob a pele.
Com um gesto sutil, ele afasta uma mecha do meu cabelo que havia caído para o lado.
Recuo, instintivamente.
l "Estava desalinhada."
Ele não sorri. Mas algo nos olhos revela um traço de satisfação.
mc (Não sei se passei no teste... Ou se virei o teste.)
Lucien se afasta com a mesma casualidade com que se aproximou.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Ethan


Ethan pisca e franze o cenho, surpreso por um momento, antes de recuperar sua compostura rígida.
e "Não se alegre tanto, brasinha idiota. Foi para poupar tempo.”
mc “!!!!”
mc (... Brasinha… idiota?!)
mc (Não é possível.)
mc “...”
PULAR AQUI PORQUE É SÓ TROCA DE FARPAS
mc “... Eu vou te dar um apelido também, nesse caso.”
Assim que as palavras escapam da minha boca, os olhos do Duque imediatamente se estreitam, afiados.
e “Ah, é mesmo?”
A voz dele soa tão casual que é quase pior do que se estivesse irritado.
Seu olhar não se desvia do meu nem por um segundo. Até que ouço o arrastar da cadeira — dele. 
mc “..!!!!”
Ele se levanta com lentidão desconcertante, contornando a mesa a passos lentos.
mc (.. O.. o que ele vai…?)
Ele para bem diante de mim, inclina o rosto levemente.
Sinto o cheiro sutil de fumaça no ar, misturado a algo que não consigo descrever.
e “Curiosa, impulsiva… e agora insolente.”
Os olhos dele percorrem meu rosto, como se procurassem algo.
Por um momento, Ethan parece… pensativo.
mc “!!!”
Então ergue uma mecha do meu cabelo entre os dedos — examinando, sem realmente tocar em mim. 
Meus olhos se arregalam completamente com o gesto. 
e “É… acho que vou me estressar com você.”
Ele simplesmente contesta, como se fosse um fato óbvio. Mas dessa vez, há menos rispidez em seu tom. Soa mais como… aceitação?
Ethan se afasta como se nada tivesse acontecido.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Kael


mc “(Certamente será divertido provocá-lo…)”
mc “Humm… Mas talvez eu não tenha interesse em seguir suas ordens.”
Kael sorri, arqueando uma sobrancelha, intrigado com a provocação.
k “É mesmo? Como mencionado, meu papel inclui definir certos... limites. E, pra ser bem sincero, é quase um hobby.” 

k “Mas sugiro que tome cuidado. Como mencionado anteriormente, devo puni-la quando necessário.”
k “E sabe a parte mais atraente disso?”
Kael sorri, mas tudo que se pode ver é um brilho de ameaça cintilando em seus olhos.
k “Eu defino quando.”
mc “(Isso é um pouco intimidador… Ele não deveria me proteger, no fim das contas?)”
mc “Sua função não seria me proteger?”
k “Hã?”
k “...”
k “... Sim, a função principal. Proteger sua magia de cair em mãos erradas. Mas escolheu-me, então aceitou minhas regras. Que conveniente, não acha?”
mc“!!!”
k “E… Essa é uma delas.”
mc“... E o que você pretende fazer, alteza?”
            Ele sorri novamente, mas desta vez é diferente — algo entre diversão e desafio.
            k “Ansiosa?”
            Kael dá mais um passo, diminuindo a distância entre nós. E inclina ligeiramente o rosto, sua voz ficando ainda mais baixa.
            k “Ou talvez apenas imprudente?”
            De repente, ele estende a mão, mas não me toca diretamente. Os dedos pairam perto do meu ombro, como se avaliando se deveria avançar ou recuar.
mc “...?”
             mc (Por que parece que ele está… brincando com a situação?)
            Ele finalmente move a mão, ajeitando uma mecha solta do seu cabelo, os dedos roçando de leve a pele no processo.
            mc “!!!”
            k “Relaxe. Não precisa ficar tão vermelha… ainda.”
mc (Ainda? Esse homem tem um talento especial para testar minha paciência… )”
mc “(... ou talvez algo mais?)
mc “O que ‘ainda’ deveria significar?”
k “Você é uma pessoa apressada, sabia?” 
ah tava arrumando formataçao, mas ia demorar mt
falta metade!!
mc “E você é uma pessoa irritante, se me permite o comentário.”
Os olhos dele se arregalam por uma fração de segundo. Até que a surpresa é substituída por um riso baixo, perigoso.
k “Ora… ora…”
Kael caminha ao redor da mesa, os passos lentos e calculados, até que para de pé ao meu lado.
k “Eu sou irritante, é?”
Num movimento brusco, ele se agacha, o rosto pairando há centímetros do meu. 
Apesar do susto, você não recua, os olhos encontram os dele, eletrizantes.
mc “Eh… bem, foi o que eu disse. Você precisa de alguma referência visual? Eu posso desenhar.”
Kael permanece imóvel por um segundo, o olhar travado no meu com intensidade cortante. Seus lábios se curvam lentamente em um sorriso. Não daquele tipo gentil. É um sorriso perigoso."
k “Você é ousada, eu admito.”
 A voz dele sai baixa, quase um sussurro, e sinto a vibração dela tão perto que é impossível ignorar.
k “Desenhar pra mim, é?”
 Ele aproxima ainda mais, o nariz quase roçando o meu, o olhar escurecido.
k “E se eu dissesse que prefiro demonstrar do que ver rabiscos?”
A mão dele, até então repousando no próprio joelho, se move lentamente até o encosto da cadeira atrás de mim. Sem tocar, mas me cercando por completo. Estou presa entre o braço dele e o encosto, e o calor da minha pele parece responder à proximidade.
k “Mas tudo bem. Já entendi.”
 Ele se inclina para o lado do meu ouvido, a respiração quente fazendo eu me encolher só um pouco, apesar de tentar manter a pose.
k “Vou me lembrar de pedir um retrato quando você me chamar de irritante de novo.”
mc (Pelo menos ele disse ‘pedir.’)
Com isso, ele se afasta, como se nada tivesse acontecido. Volta à postura altiva e relaxada, ajustando a gola da própria roupa com descaso. 
pronto!
(ta meio bagunçado e misturado entre primeira e segunda pessoa, mas é porque eu to arrumando ainda KKK
(sim, a mc não tem amor a vida)
(ou tem amor demais, cof cof)
MAS lembrando que isso é uma das personalidades dela só
(e particularmente a minha favorita)
------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Mey (Meybin)- KKKKKKKKKKK mas eu prometo, todos eles tem ao menos UM final feliz (em que ficam juntos de fato tudo bem).
Vocês preferem que saia tudo de uma vez, ou em capítulos? (capítulos é mais rápido e talvez de pra pegar todas as imagens e flashbacks mais rápido também)

Cherrypieh (Otome Union)- Eu apoio os dois métodos. Acho que o que te deixar mais confortável. Claro que estou ansiosa. Mas, que tudo venha no seu tempo e você é mais ansiosa ainda kkk

Mey (Meybin)- Capítulos eu lançaria dos 5 principais juntos, e aí quando chegasse a hora de desbloquear os dois vilões, eles também serão lançados juntos.

📢 Despedida


Nierty (Otome Union) - Para encerrar, tem alguma coisa que gostaria de dividir sobre seu projeto e gostaria de deixar alguma palavra para fãs e de despedida?

Mey (Meybin) - Hummmm primeiramente, muito obrigada pela oportunidade. Eu realmente amo falar dos meus projetos
As vezes... eu  extrapolo e se deixar eu conto a história inteira
masss, espero que eu tenha sido clara nas minhas respostas KKKKKK eu estava meio nervosa antes de começar
e agradecer pelo carinho e pela atenção que vocês têm dado pra mim e pros meus doidinhos de Orithya, e também agradecer quem acompanhou, eu fico muito feliz mesmo pelo interesse, eu amo esse universo do fundo do meu coração (embora seja problemático, não me julguem), (mentira, podem julgar sim).
Toy Obsession vai sair antes, a demo e a versão completa
então... bem, ele é mais "errou, perdeu" que vof, mas os dois doidinhos são cativantes também
é isso, eu acho.

Cherrypieh (Otome Union)- Nós amamos esse momento. E agradecemos também por disponibilizar do seu tempo para nos contar sobre seus projetos queridos. A ansiedade para conhecer mais só aumentou. 
E, Mey , parabéns pelo seu empenho e amor pelos seus jogos! De fato, como a Nierty mencionou antes, sua atitude e carinho são inspirações.




Com isso finalizamos essa entrevista de um projeto que é muito promissor, e um desenvolvedora muito motivada. Recomendo muito que vão atras das redes sociais dela e que possam estar ajudando através do Apoia-se, pois além de ser um projeto nacional, ele tem em português e é acessível, vendo que podemos jogar no CELULAR, eu mesma joguei pelo celular, funciono muito bem.

Eu confesso que estou bem ansiosa por esse jogo, e espero ver mais updates dele em breve. Fiquem de olha na rede social da Meybin, e por aqui também. 
Obrigada pela presença. 


Share:

0 Comentários:

Postar um comentário

Seu comentário me deixa muito feliz, mas se não der para comentar tudo bem! obrigada pela visita!

(。♥‿♥。) (*≧m≦*) ヾ(^∇^) m(_ _)m (◎_◎;) (T_T) (*_*) (~~~)\(^o^)/
(^_−)☆ (*・∀・)/\(・∀・*) (>д<)\(*T▽T*)/ (^_^) ❤

Sintam-se livres pra comentar e dividir seus link aqui, adorarei visitar

Lançamentos

Lançamentos

Tradução - Status

Toma 26/28 traduzidos ATIVA
Our life beginnings & Always 3/63
Binary star Hero 5/8 traduzidos
Shin Requer texto dia 1-8 tem
Ukyou Requer texto dia 1-3 tem
Memories
Amnesia:memories tradução no jogo
IKKI, KENT: rota completa
Cute Demons Crashers MIRARI Rota ATIVA

entrem pra fortaceler a comu br otome

Links diretos

Otome games
Otome game em Portugues
Otome union
Conheça otomes games
Otome Games no switch
Otomerama Desevolvedora de games
Quiz otomes
Envie seu artigo

Grupos

Dicas de como traduzir e grupo

Nosso Canal

Fiquem de olho para novidades no Bluesky tainaotoge.bsky.social do blog/pessoal, lá tem recomendação e outros --- Se informem em várias fontes --- DUVIDEM DE QUEM DIZ TER TODAS AS RESPOSTAS --- BJS

Doações

 

PIX: otomegamebremais@gmail.com

Canal pra tutorias e dev logs

Siga aqui também

Translate

Jogadores e Devs participem!

Jogadores e Devs participem!
Estamos esperando vocês! Vamos incentivar o mercado nacional para fazermos mais sonhos com nosso idioma, e melhorar cada vez mais!

Followers

Otome games