O mundo
O mundo de STEAM PRISON é dividido em três partes, (Em tradução livre) OS CÉUS, onde vivem as pessoas que sobreviveram e fugiram do dilúvio, vivem em uma sociedade totalmente controlada, baseada em EUGENIA (isso é, quando o governo interfere nos casamentos pra que a raça melhore. Entre outras coisas). O Buraco, lá é onde reside a força policial responsável por cuidar dos presos que vieram dos céus. E finalmente a terceira área, que não vou contar porque é uma das surpresas do jogo.Nome Original: スチームプリズン
Data de lançamento: 14 de fevereiro de 2019
Plataformas: Pc e Ps-Vita
Artista: Akirai (Sd - Chibi) Ichiiro Hako
Tempo de jogo: 10 a 30 horas
Desenvolvedor: HUNEX
Escritor de cenários: Yumas (Co-fundador da Pony Pachet com Satoi)
Gênero: Mistérios, Assassinato, distopia, descriminação, leis severas.
Nota Vndb: 7,43 - Bom
Nota Otome game br: ♥♥♥♥♡ (4,0)
A História
O que se sabe e que um assassinato aconteceu na casa da Mc, e ela não se lembra do que houve.Ele matou seus pais?
Ela usou aquela faca?
Se nem ela mesmo imagina, o que direi eu?
-Em resumo a história será sobre uma certa perseguição da Mc, alguns conflitos, é alguns mistérios.
Observações: O jogo começa lento, eu fiquei correndo com o prólogo para saber logo o que aconteceu. No entanto vendo que o jogo foi ficando cada vez mais interessante, cada vez mais eu fui jogando, até porque a rota do YUNE é bloqueada.
O jogo é dividido em três segmentos da versão ou melhor dizendo do destino escolhido pela Mc.
Primeiro caso - Cyrus Guarda-costas (Aqui tem uma espada, mas uma roupa...)
Aqui podemos fazer duas rotas, Ulrik e Eltcreed Valetine, o jogo nessas rotas passam sempre em LIBERALITAS.
Segundo Caso- Cyrus Prisioneira (De calças mas nada de espada)
Temos mais duas rotas aqui, Adage e Inês, são rotas mais pesadas, é passam no distrito do Santuário.
Terceiro caso- Cyrus assistente (Espada e calças.)
Essa aqui passa totalmente nos CÉUS e está bloqueada até pegar as Ending de Ferrie, até as bad.
Mc - Cyrus Tistella não é como as outras Mc, ela entra na categoria de Mcs fortes, primeiro: Na sociedade dela algo com características de eugenia (Usado durante período nazista é um tipo de controle de pessoas, eles combinam quem acham que devem casar, matam quem é fraco). Tendo um pai politico ela escolhe ser uma policial pelo desejo de proteger as pessoas, segundo esse desejo dela é tão forte que desobedece uma autoridade. Ela sofre muito e ainda assim continua fiel aos seus ideais e seu modo de viver.
Menu suspenso: O Menu do Steam Prison é completo, vocês podem achar várias coisas nele, skip, salve, enfim de tudo que um jogo precisa. O ponto negativo dele é ser suspenso, quero dizer, para ele aparecer você precisa passar o cursor pela região superior do jogo. Aproveitando pra falar da interface, tirando esse menu suspenso que eu particularmente achei incomodo, a interface é funcional.
Arte: O que vocês vão encontrar nesse jogo são imagens muito bonitas, as Cgs são particularmente bonitas, os personagens também não ficam atrás. Outro ponto a destacar que não acontece como aqueles outros jogos que as imagens de fundo não combinam com as outras imagens do jogo. Se vocês procuram um jogo que além de ter uma história boa, tem uma arte bonitona, esse é um ótimo candidato.
Jogabilidade: Steam Prison é uma visual novel clássica, um NVL, ou seja só consiste de escolhas. Coemçamos por uma rota comum principal, que explica o que aconteceu com a Mc, nessa primeira parte as escolhas não importam. Depois vamos para a rota comum que importa, nessa rota decidimos pra onde a Mc vai e quais rotas vão estar disponiveis.
♦ Rotas do Santuário: Adage e Inês
♦ Rotas de Liberalitas: Eltcreed e Ulrik
♦ Rotas nos CÉUS: Saint Yune
Além disso ainda depois de pegar todos os finais bons vai liberar a Grand Ending, que desenrola um drama totalmente diferente.
♦ Personagens
Cyrus Tistella [Nome modificável]Idade: 18
Personalidade:
Tema do Personagem: Justiça.
Rota: Todos
Cv: --
Comentários: Se esperam por aquelas Mcs passivas vão se enganar. Cyrus é o tipo de protagonista que carrega sua propria história, quero dizer ela é a principal força motriz. Ela não tem medo de defender o que pensa e de fazer sacrificios pelo o que acredita. E quando eu falo Sacrficios olha falo sério gente.
Eltcreed Valetin
Idade: 25
Personalidade: Trabalhador, Don Juan,
Tema do Personagem: Caridade
Rota: Guarda Costas
Cv:Yuusuke Shirai
Comentários: A príncipio vocês encontram nesse personagem um alívio cômico, só que por trás de todo o bom humor ele carrega um grande peso como líder de Liberalitas. E como personagem tem os diálogos mais divertidos.
Ulrik Ferrie
Idade: 18
Personalidade: Tsundere, viciado em doces, viciado em livros.
Tema do Personagem: Prudência.
Rota: Guarda Costas
Cv: Natsu Sasamoto
Comentários: Se achavam que aqui não tinha um tsudere, erraram, Ulrik é tão tsundere que raro são os momentos dere (carinhoso com lincensa poetica), entretanto ele é fiel, cuidadoso, e acima de tudo vive muitos conflitos.
Como personagem ele é bem divertido, tem ótimos diálogos tanto com a Cyrus como com o Elt.
Adage
Idade: 25
Personalidade: Kuudere, sério, sarcástico.
Tema do Personagem: Temperança
Rota: Prisioneira
Cv: Makoto Furukawa
Comentários: Aqui chegamos nos personagens mais complicados. Adage é um médico que acabou comentendo um crime e desceu, nada fora do comum. Porém ele ajuda as pessoas que vivem no distrito do santuario, ele cobra então não é exatamente um santo. E tem uma boca que eu consideraria suja.
Inês Heinrich Heine
Idade: 29
Personalidade: Gentil e Maduro, sério e honesto.
Tema do Personagem: Fortitude
Rota: Prisioneira
Cv: Tetsu Kimichima
Comentários: Agora pode não significar muito, mas ele é o vice do Sachsen. História complicada resumida, ele é um policial responsável pelo distrito do santuário, ele é muito educado, e tenta ser honesto e viver pelo seu valor de justiça, infelizmente nem sempre isso é possível. No geral Inês tem uma energia leve, mas não se engane com isso a rota dele complica aos poucos.
Saint Yune
Idade: ???
Personalidade: Misterioso, comilão, traiçoeiro, duas caras.
Tema do Personagem: Esperança.
Rota: CÉUS
Cv: Yasuyuki Takase
Comentários: Yune é bem diferente do que gente imagina a um primeiro momento, aquela coisa não julgue o livro pela capa. Ele é extremamente responsável, e ainda um pouco Cardia (Code Realize) e por outro lado totalmente sobrecarregado com a imortalidade.
♦ Personagens Secundários:
Sachsen Brandenburg: Capitão dos HOUNDS, a policia responsável pelo Distrito do Santuário.Fin Euclase: Companheiro da Cyrus na polícia. Um menino super gentil, um fofo, vamos proteger. Para quem ficar triste por ele não ter uma rota, eu sei que ele tem em uma outra versão do jogo é como se fosse um especial. (#partiuLerSpoiler) Seu tema é fé.
Glissade Roselite: Médico dos Hounds, sabe aquelas pessoas que te dariam arrepios, bem essa é a impressão que ele sempre me deu, mesmo quando ele é gentil isso é sempre.
Cordoa Hasse: Chefe da Mc nos CÉUS.
Comentários finais:
Eu comecei esse jogo em fevereiro, eu estava em um momento carente de uma história que me desse aquela vontade de jogar, e de quebra ele era o único jogo que dá pra jogar com uma bebê bagunceira.O que me prendeu nele foi o mistério inicial, quem havia matado os pais da Cyrus? E o principal, por qual motivo? E por que o noivado dela foi cancelado na mesma noite do ocorrido? Isso tudo foi me deixando curiosa, porém quando o jogo avança, e a nossa Mc acaba no distrito do santuário novas histórias acontecem, como ela que sempre cresceu em um ambiente seguro lida com um ambiente perigoso e hostil, como ela continua defendendo suas crenças na justiça. Cyrus é muita bonita mas diferente do que pensamos, ou possamos deduzir baseados nisso, já vemos de cara que não é bem assim. A evolução da personagem é muito interessante em como ela altera o mundo ao redor. Eu acredito que esse jogo deveria receber mais destaque pela sua história. E olha que sou uma pessoa que ama coisas de fantasias, mas esse jogo com pitadas de uma realidade distante e ainda se misturando com a nossa traz elementos consistentes ao jogo, coisas que podemos parar e trazer pra gente nos dias de hoje. O Steampunk dele é um dos elementos que acrescenta muito a história e a segregação social vem pra fechar um círculo e trazer uma lógica melhor ainda pra história.
Nossa joguei esse jogo no fim do ano passado..Gostei bastante atè porque fazia tempo que não jogava Otomes mais longos e com varios finais.. A minha rota favorita foi a do Ines e em segundo lugar do Yune. Em comparação a que gostei menos foi a do Ulrik kkk pra vc vê que cada um tem um gosto
ResponderExcluirYune eu gostei bastante, a que menos gostei foi a do Elt, mas ainda gostei dela, eu ri muito em algumas partes ele meio que parece um fã boy de Cyrus no inicio.
Excluirbjs
o que eu mais gostei nesse jogo foi que a Cyrus Tistella, não é uma jumenta que aceita tudo. Porque o que mais me irrita em jogos otome é a própria protagonista.
ResponderExcluirEu ainda não fiz todas as rotas.... eu joguei a primeira vez... ai meu pc queimou o hd e eu perdi o save :(
Se eu achar o save em algum lugar por aqui eu upo em algum lugar. preciso lembrar onde eu joguei mas as vezes o povo upa se achar em algum lugar colo aqui. Gostei muito da Cyrus por causa disso também. Sinto muito pelo seu computador.
Excluir