Desenvolver um otome game ou uma visual novel no Brasil passa pela referência de amor doce e sinto dizer isso é PÉSSIMO. Discorda de mim? Leia até o final e comente abaixo que posso por seu comentário aqui nesse artigo.
Eu também vou traçar um plano pra você que quer fazer um jogo imitando ou seguindo Amor doce, para que tenha a garantia que vai terminar.
A maioria de jogos que imitam amor doce ou sejam que tem essas seguintes características:
- Mudança de aparência da protogonista
- Troca de roupas
- Troca de cabelos
- Cgs que mudam de acordo com a aparência da protagonista
- Mapa que imita rpg ou imita o próprio amor doce, ou seja são labirintos.
Nenhum deles foi finalizado, porque na verdade todas essas funcionalidades aumentam em muito o grau de dificuldade de programação, de mecânica e de gameplay, e de história, e o pior de tempo e de DISCIPLINA para terminar um jogo assim. E ainda para piorar a situação escolhem histórias análogas a amor doce tendo foco escolar e sendo historias longas. Desse modo, os jogos que usam essas coisas acabam sempre parando em algum momento do desenvolvimento.
Tais mecânicas não são ruins, mas são muito complicadas de administrar, e NUNCA deveriam ser o primeiro projeto de alguém, exatamente pela complexidade de implementar e pela falta de familiaridade de como é o processo de um game completo, ou seja um jogo com início, meio e fim.
Um mapa dugeon cralwer coloque setinhas e vai ter lembrar alguns games |
Como começar e terminar um jogo no estilo amor doce?
Antes de olharmos os desafios e as desvantagens desse sistema para um jogo, vou deixar aqui uma fórmula que pode ser modificada, porém ela vai garantir que consigam terminar o jogo.
Para esse método, vou considerar que game dev é uma atividade secundária, feita por alguém que trabalha.
- Planejamento: Imagino que se você trabalha, deve ter ou dias vagos ou alguma hora do seu dia que possa relaxar, talvez use essa hora pra jogar, ou para qualquer outra coisa. Se decidiu fazer um jogo vai PRECISAR pegar um ou dois desses para trabalhar no seu jogo. E sim isso é obrigatório. Pode reduzir para apenas trinta minutos dessas horas, mas precisa fazer isso no mínimo duas vezes na semana.
- Revisão do que foi feito: Sozinha ou em equipe revise o que produziu para o jogo nessa semana, sendo interface, sprites, programação ou história.
- Planeje os eventos: Após escolhido a estrutura que vai usar no seu jogo, nesse caso aqui a do AMOR DOCE, deve planejar toda a história, e assim como o tempo de trabalho semanal também é obrigatório. Jogos como amor doce são baseados em eventos, ou capítulos, escreva brevemente o que vai acontecer em cada evento e quais o resultado de certas escolhas. ex: EVENTO 1 - Protagonista chega no trabalho - Ela deve se apresentar para o chefe/e encontrar sua supervisora que lhe dirá onde vai trabalhar - (resultado) Pode ganhar pontos com chefe dependendo das escolhas (+2 de afeição)/ Pode perder pontos de responsabilidade se demorar para encontrar a supervisora (três pontos de movimentos para achar a supervisora) Ou não perder se a encontrar com os três pontos de movimento ganhando um ponto de responsabilidade. E todos os eventos devem ser catalogados assim e colocados num documento que ou vai para o roteirista, ou fica com quem escreve, mas também deve ir para o programador.
- Tempo de produção: Metas para os escritores e metas para todos na equipe, não existe produção séria sem um tempo pré-determinado. Principalmente se cada pessoa vai fazer uma coisa só, por exemplo se alguém vai ficar responsável pelo roteiro, a pessoa deveria te entregar cerca de 10 mil palavras num mês, ou em dois meses (dando um prazo mais amplo). Ou talvez se sua história for por capítulos 2 a 4 capítulos por mês.
- Cgs em primeira pessoa - Desista de mostrar a mc personalizada em cada cg, escolha cgs em primeira pessoa. Primeiro, cgs que mudam de acordo com as personalizações são uma carga enorme para o desenhista. Segundo, poucos desenhistas estão dispostos a fazer 5 cgs iguais com variações diversas. (experiência própria mesmo pagando, um projeto que tou ajudando alguém até hoje essa pessoa não achou alguém que assumisse esse compromisso a sério, para terminar o projeto sugeri abandonar as variações, afinal foram mais de meses buscando alguém). Logo escolhendo um estilo onde a imagem do personagem se conecte diretamente com a tela, com quem está jogando. Torna a produção mais leve e muito mais fácil de achar artistas que não desistam pois não irão achar muito pesado. É preciso entender que a mão de obra visual de uma visual novel é muito pesada e cansativa de lidar, o Diretor do projeto precisa levar isso em consideração.
Exemplo de uma cg em primeira pessoa muito usado em jogos bishoujos |
- Use Mapas objetivos: Que ter movimento no seu jogo? Tudo bem mais, vamos deixar isso legal pra quem jogar e não cansativo. Como podem fazer isso? Use nome dos lugares em uma tela, ou use mini imagens dos lugares para onde a pessoa pode ir e deixe o mapa de AMOR DOCE para momentos que devem ter mais tensão, como se a mc ficar presa, se estiver num desafio, ou estiver nervosa. O jogo vai ficar mais dinâmico assim e ainda vão usar esse elemento de um jeito inteligente. Lembrando que é lendário que corredores longos e abandonados guiam a desafios, podem usar isso também. Inclusive jogos de RPG costumam misturar essa movimentação, jogos como Pathfinder Kingmaker, e Pillars of eternty, tendo a escolha do local e a exploração depois.
Nota: O Mapa de amor doce é confuso propositadamente, para que o player gaste mais dinheiro e mais tempo no game. Não é algo positivo para um game offline.
- Tenham rotas fixas: Segue a mesma ideia, de planejar tudo e ter tudo documentado para que possam se chegar a um final. Ficar adicionando personagem não previsto do nada é muito prejudicial, só recomendo se for recompensa por bater metas em apoio coletivo.
Nota: Além do mais tem muitas dev nacionais que tem tudo nas mãos, fãs, dinheiro, fama, e dão mole não updatando o jogo, não desenvolvendo e não cumprindo o prazo que dizem. Por favor aproveitem essa confiança e façam os jogos.
- Estudem VISUAL NOVEL: Não dá pra desenvolver visual novel só tendo jogado Amor doce. Pode parecer que sim, mas Amor doce é um jogo derivado do gênero de Visual novel. Imaginem que seu professor te pede para ler um livro para uma prova, mas em vez de ler o livro você procura um resumo e faz a prova assim. Com muita sorte pode acertar se o professor não perguntar detalhes do livro que só saberia quem leu. Então para que as ideias venham quanto mais Visual novel tiverem jogado melhor. Estudem também sobre o tempo de desenvolvimento, vejo muitas pessoas prometendo um jogo imenso em seis meses, gente não é possível, um jogo de 5 rotas sem nada igual a amor doce e com romance melhor levou no mínimo 5 anos.
- Planejem de verdade e com compromisso: Isso engloba mexer no seu projeto todo dia ou toda semana. Engloba dizer o que foi feito para quem segue o jogo. E o principal, ponham os pés no chão, sejam realistas. Um exemplo é QUERO LANÇAR UM EVENTO DE NATAL EM DEZEMBRO, mas aí eu só começo a fazer isso em dezembro. Obvio que as chances de que isso não funcione são altas, não é impossível, mas se querem um evento para o natal devem fazer um mês antes, ou até mesmo dois meses.
Por que não usar o Modelo Amor Doce?
Na minha opinião, Amor doce é um jogo para um público mais leigo em Visual novel, é um jogo sem muita profundidade é sinceramente acho isso muito bom, afinal não imaginam o que é produzir um jogo na estrutura de amor doce tendo uma história complicada. Imaginem Our life com a estrutura de amor doce, cada escolha importando num nível pessoal, e isso tendo que se refletir na imagem. Nossa seria uma loucura para a equipe de desenvolvimento, só de imaginar a quantidade de variável, acho que quebra o renpy. Our life tem mais de dois script/arquivos só pra variável. E sem mencionar a loucura que seria para testar, sim é preciso jogar todo seu jogo e testar todas as escolhas.
Se for seu primeiro jogo, como eu disse é uma estrutura muito pesada, e o nosso primeiro projeto tem que ser algo pra te animar, algo pra você olhar e ver "eu consegui, eu terminei." Um jogo de exemplo que usa movimento e é bem legal é Cybergatinhos é excelente para um primeiro projeto. Aí depois de fazer algo mais simples, façam o amor doce de vocês já tendo em mente o que vão ter que fazer.
Emfim, pensem muito bem ao começar essa jornada, não é uma jornada fácil, vão ter que trabalhar duro na história para que ela faça sentindo e não seja apagada pelo gameplay, e analisem quantos jogos que usam essas mecânicas foram finalizados até hoje? Repetindo é uma estrutura pesada, tanto para quem escrever, para o diretor da visual novel que vai ter sim que cobrar e ter certa experiência no assunto ou estudar muito. Vai precisar de muita dedicação.
Eu acredito que os desafios só podem se realmente enfrentados se pelo menos soubermos do que se tratam uns sessenta por cento (60%), esse conhecimento pode ser duro, um tapa, mas ele vai te propiciar se preparar para a jornada. E como ir acampar e te avisarem, "Oh leva água potável, repelente e comida". Saber disso vai deixar a jornada mais fácil e te preparar para eventuais problemas.
Oi taina, eu vim procurar algo nesse artigo mas nao achei então vou perguntar mesmo: como faço para fazer >só< o mapa no estilo amor doce? Basicamente preciso de um site no navegador, tal como amor doce, onde qualquer um possa entrar e se deparar com uma imagem, um cenário, e como em amor doce, ela apenas clica nos pontinhos que a levam pra outro lugar do mapa. Não é pra ser um jogo e sim mais um mapa interativo e nada mais. O que você recomenda pra isso? Acha que seria fácil fazer?
ResponderExcluirBasicamente vou te dizer o processo no renpy:
ResponderExcluirPrimeiro vai precisar criar uma screen, essa screen pode ser chamada pra dá essa opção ao player.
Um vídeo que ensina screen: https://youtu.be/vTPP9Sz1Mz4?si=g4cMBvI3a68kP1Nn
Você pode usar dentro de screen condições, como if e else pra mostrar ou ocultar lugares.
E fazer usos de imagembuttos auto pra fazer essas areas clicaveis no jogo, com isso você consegue fazer uma tela de mapa, ou site ou menu
https://youtu.be/CQNdhQBdqec?si=7MMFW_3Iza1zQJ7k esse video e como esconder e mostrar opções
ExcluirRecomendo ver primeiro o que ensina a fazer imagem buttons auto, coloquei numa playlist porque pegar link por link é demorado.
ExcluirProcura o canal otomerama e a playlist com o nome amor doce mecanicas