Olá! Lembram da pesquisa que está na lateral do blog desde abril?
Pois hoje finalmente vou explicar o motivo dela e esclarecer algumas coisas!
Vamos por parte, boa parte das pessoas na pesquisa disseram que não sabiam o que era Indie e se algumas desenvolvedoras se aplicavam.
♣ O que é ser uma desenvolvedora Indie?
De um modo generalizado, é quando a empresa, ou o individuo não pertence a uma grande empresa, são grupos pequenos. Para terem um melhor exemplo citarei jogos não otomes que são Indies"Sendo independentes, os desenvolvedores não têm interesses de controle ou limitações criativas e não exigem a aprovação de um editor, como os desenvolvedores de jogos convencionais costumam fazer. As decisões de design também não são limitadas por um orçamento alocado." Wikipédia
"Um desenvolvedor independente é um indivíduo ou um pequeno grupo que não pertence a outra empresa que faz jogos", afirma. "Um jogo indie é um jogo feito por um desenvolvedor independente, simples assim." Eurogamer
Com essas definições logo vemos que Otomate não é indie, já que ela pertence a Idea Factory.
Outro exemplo Minecraft, esse jogo começou como Indie, sendo produzido por apenas uma pessoa, porém foi adquirido pela Microsoft, fazendo ele se tornar um jogo Triplo A.
★ Stardew Valey, My time at Portia, Pathfinder Kingmaker, Undertale, entre muitos outros por ai.
Uma das características desses jogos é o preço, nenhum desses tem um preço de jogo Triplo A, ou AAA. Que são jogos de empresas grandes, como The last of Us, Assassin's creed ou para irmos para o mundo otome, jogos da Otomate, D3 publisher entre algumas outras.
Além dessa definição temos outra peculiaridade no caso dos otome games:
- Jogos feitos fora do Japão.
- Jogos feitos no Japão mas por pequenas companhias, não tão conhecidas.
- Jogos Americanos
- Jogos Latinos
- Jogo Coreanos
- Jogos feito por uma só pessoa
- Jogos feitos por pequenos grupos
- Jogos feitos por grupos que não são de outras empresas (Adelta é um exemplo Japonês)
Então em suma, no nosso caso Indies seriam mais jogos feitos fora do Japão, ou seja Cinderella Phenomenom, Dark nights, entre outros. Já que seria complicado conhecer as Indies japonesas. São grupos de pessoas que se reúnem e resolvem fazer um jogo, muitas vezes tirando dinheiro do próprio bolso como investimento inicial e outras conseguindo ajuda dos fãs. No geral, os grupos que fazem isso costumam entregar seus projetos, manter contato com fãs, ter uma conta do grupo a qual se compartilha imagens, terminar seus jogos ou fazer uma despedida oficial.
Cheritz games são Indies?
Acredito que quando publicavam no pc e antes de Mystic Messenger eram, porém agora parece que a equipe cresceu e as táticas financeiras estão mais agressivas com o jogo novo o The Ssum. Porém ainda tem poucos jogos, talvez eles estejam no meio do caminho. Mas se formos considerar tempo de desenvolvimento dos jogos, eles se encaixariam sim como Indies.
Beemov games são Indies?
No meu ponto de vista, não. Afinal eles têm fórum com milhões de pessoas, tem um serviço funcional de atendimento ao player que requer muita gente com essa função. Seus jogos, e o motivo de seu grande sucesso além do Marketing (eu achei esse jogo por propaganda), é ter em vários idiomas. Coisas que a Cheritz que agora está com esse modelo online ainda não chegou nem perto de fazer (nem propagandas agressivas como as de Amor doce na época que vi). Ou seja, entre Beemov e Cheritz, Beemov não é indie. Mas as duas tão bem juntas com as novas políticas de dinheiro. (No caso da Beemov o jogo pode ser jogado free, mas vira e mexe some itens das docetes.) E ambas escondem seus dados. Inclusive se forem na página da equipe da Beemov vão ver que tem pelo menos duas pessoas para cada função do jogo, e acabei de ver no face que a Chino não tem mais envolvimento direto na produção dos jogos, porém ainda é consultura das artes e afins. (Mas podemos considerar indie em certo ponto, e para esse artigos a consideraremos como a Cheritz, indie.)
💝 Otome games japoneses
A gente consegue entender porque uma pessoa pode gostar e dedicar todo seu tempo para jogar Visual novel Japonesas, tem as vozes, tem uma bela arte e tudo mais.
O problema mora quando por gostar muito desses jogos, não quer tentar nada diferente. O que é diferente de quando a pessoa tem pouco tempo e tem que escolher o que mais quer jogar naquela janela de tempo. Eu gosto muito de alguns jogos Japoneses, vão sempre morar no meu coração por inúmeros motivos. Acho que eles tem coisas diferentes dos Indies. Até mesmo os indies japoneses tem coisas diferentes a oferecer.
💘 Otome games Nacionais
Outro ponto importante da pesquisa, encontrar otome games nacionais é bem complicado, boa parte de quem faz não tem um site, ou não entende um pouco de SEO, assim pode ser que o motivo pelo qual poucas pessoas jogam é por se complicado de encontrar. Outro ponto e que não pagam propagandas no youtube, isso no caso aqueles que tem condições de o fazer.
A maior prova disso e que os que são jogados são jogos famosos devido a youtubers que fizeram gameplays, mas youtubers fora do mundo otome, ou seja que não são de nicho, isso ajudou esses jogos a serem encontrados. Imaginem quantos jogos nacionais com um potencial tão grande como esses, não são encontrados por falta de marketing, ou até de uma maior exposição. Claro que falar de Marketing para jogos Indies é quase um absurdo, a maioria dos jogos Triplo A, gastam tanto na produção do jogo quanto em Marketing até mais em alguns casos.
Todos esses motivos são válidos, afinal são preferências pessoais mas quem disse que precisam escolher só um? Podem jogar às vezes um indie, no intervalo daquele jogo longo, por exemplo, eu gosto de jogar Tokimeki no meu tablet e no pc está jogando um jogo mais leve e tranquilo. Também tem o tempo e onde você pode estar jogando, pessoas que jogam mais no Switch tem uma biblioteca mais limitada quanto aos indies, então é totalmente compreensível que elas prefiram a comodidade. (eu adoraria um SteamOs pra jogar meus games na mão)
Mas, a questão é que Os Indies merecem uma chance. Mesmo que seja só para testar, mesmo que não consigam terminar, mas será legal abrir o jogo e dá uma olhada, sabe dá uma chance. Eu costumo tanto com séries ou jogos terminar um episódio, ou nos jogos terminar uma rota e depois tirar minha conclusão, às vezes jogo tudo, às vezes quero jogar. Enfim, já joguei um jogo inteiro que não gostei, mas foi uma experiência para acrescentar na minha vida. Podem, se prefirir baixar demos.
Se ainda precisarem de motivos para jogar...
Entendo o desejo de querer proteger seu game favorito, mas ele não está em perigo!
Muitas vezes é como se os Indies fossem de algum modo prejudicar o lançamento de Otome traduzidos aqui, e sinceramente minha análise sobre isso me diz o oposto, vide Rune Factory, Harvest moon (14 de novembro de 2017). Pensemos nesses dois jogos, quando foi que trouxeram eles para cá, para o ocidente? Simples depois do GRANDE SUCESSO de STARDEW VALLEY (Fevereiro de 2016), provavelmente se sentiram ameaçados por terem grupos indies fazendo jogos no estilo deles, melhores que eles, e assim foi com Rune Factory, com o lançamento de My time at portia que mistura farming, construção e lutas, Rune factory olhou para o mercado ocidental e trouxe seus jogos para o computador, lugar de grande boom, e claro para os consoles mais novos. E ainda o Rune Factory 5 funciona muito melhor nos computadores, mesmo sem ssd, tendo carregamento rápidos, diferente de seu funcionamento lento no Switch, (nesse caso vejo um desprezo dos desenvolvedores com o Switch ou, o jogo é muito pesado para o Hardware, entre outras opções).
Seguindo essa linha de pensamento, por que acham que a dona Otomate está trazendo mais jogos em inglês? E por que tivemos tantos jogos Japoneses sendo lançados no Steam nesses últimos anos? Há um espaço que essas empresas querem dominar e manter, que se sentem no direito, ou seja, no final quanto mais Otome games Indies tivermos, quanto mais eles chamarem atenção temos uma boa probabilidade das empresas Japonesas se sentirem ameaçadas e portarem seus jogos para as jogadoras daqui.
Então vamos torcer para um grande sucesso dos Indies, assim é uma situação que todos ganham.
Podemos considerar Otomes chineses Indies também, desde que se encaixe nas descrições lá em cima.
Até a próxima!
Ah, agora eu acho que terminei.
Acrescente o que quiserem nos comentários
Briguem comigo
Me deem mais ideias
Enfim se divirtam aí embaixo, eu só não publico comentario com virus o resto podem postar que aprovo assim que puder responder.
Desde já agradeço a leitura.
Obrigada por todas, todos e todes que respoderam a pesquisa, Ajudou muito. Minha eterna gratidão!
No entanto podemos ajudar, indicando os jogos nacionais para conhecidos e mesmo jogando, dando feedbaker para os criadores, fazendo vídeos sobre eles, enfim sendo legais com os devs!
Os mais citados:
Arkyous Angel
Destiny (que saudade esse era do Fuyu, do Natsu, queria)
Os mais citados:
Arkyous Angel
Destiny (que saudade esse era do Fuyu, do Natsu, queria)
Blood moon
Entre laços e amassos
Snow Of spirit
Entre laços e amassos
Snow Of spirit
Já conseguimos entender o que são games Indies. É provável que tenha jogado algum game Indie que nem imaginasse que era Indie, ou talvez um que achasse que é Indie agora não acha mais por alguma mudança de pensamento. No geral isso não fará muita diferença no entanto nos jogos indies podemos achar tanta coisa que se surpreenderiam com o mundo que possivelmente podem estar perdendo.
🎀 Tem nos Otome games Indies:
- Diversidade Racial - Acho que de todos os assuntos que temos no indies esse é o mais importante, vemos pessoas de todos os jeitos, podemos nos sentir mais próximos dos jogos e de certo modo representados, vendo que somos uma nação diversa.
- Diversidade de Personalidade - Esse pode ser simples mas neles temos variações, podemos achar por exemplo um yandere que não sintamos culpa em gostar, porque ele não é desumano em seus comportamentos, e assim respectivamente.
- Vozes - Atualmente muitos jogos FREE tem tido voz completa, e eu particularmente gosto muito dos dubladores escolhidos nesses jogos.
- Histórias únicas - Algumas até de mais, como namorar formas geométricas, porém eles são doces, engraçados e o tipo de jogo ideal para jogar para relaxar. Mas também temos histórias serias, como a apresentada em Cinderela Phenomenom ou a de Dark nights que se inspira em contos japoneses, mas entrega algo divertido e único, e feito por uma única pessoa.
- Histórias Mais próximas - Mc que lutam contra desemprego, contra a ansiedade. Problemas que acontecem perto de nos as vezes. (Alguns Japoneses tem também, porém como no Japão não há muito cuidado com saúde mental, nem nome disso os personagens tem, acaba sendo visto como chatos, ou como só isso ou só aquilo.)
- Cenas quentes - Oh bem desculpe, mas como uma mulher adulta gosto muito quando os jogos fazem todo o caminho desde do inicio quando os personagens começam a se conhecer com cenas de aproximação e depois quando dão um passo a mais.
- Romance lésbico sem ser fetiche para os rapazes
- Romance gay ou entre homens sem ser fetiche para mulheres porém ainda sendo divertido jogar
- Protagonistas vivas, com personalidade, sem serem bobas em certos momentos
- Protagonista de inserção (oculta que entra no lugar com facilidade)
- Aborda Demisexualidade
- Aborda Poligamia
- Mulheres legais (mais chance se achar personagens que tenha comportamentos de sororidade)
- Personagens no TEA
- Referências a quase tudo
- Vários estilos de arte
- Belas ilustrações, inclusive com toque artístico
- Inovação
- Diversos temas
- Simuladores de Discord
- BDSM
- Avisos de gatilhos, de flash e luzes fortes (eternamente grata)
- (Muitas coisas que não lembro)
Nas minhas pesquisas em inglês achei os seguintes argumentos os quais não vou colocar nome nem imagem.
💥 Motivos defendidos para não gostar de Indie otome games pela internet
Algumas pessoas dizem que preferem Otome games japoneses porque sentem melhor o choque de cultura, e que a diferença entre os indies feitos foram do Japão para os feitos no Japão são como a diferença entre Anime e cartoon.
Arte. Muitas pessoas argumentam que preferem a arte característica dos jogos Japoneses. Ou seja com estilo de anime.
Outros ainda perguntaram: Porque não Indies japoneses, bem porque pouco deles tem em um idioma que seja possível de entender.
Porque gostam do Japão.
Os motivos daqui (pesquisa) são em sua maioria porque não conhecem, ou porque alguns não os chamam atenção.
💥 Motivos do porque jogam Otome indies
"Apesar do meu preconceito que aos poucos quero acabar, tenho um certo carinho aos criadores. Digo, deve ser nada fácil fazer um otome game, ainda mais se for feito só. Então, se eu visse qualquer criador de otome game indie, mesmo que não fique interessada no jogo em si, quero o melhor para aquele que deu horas de trabalho por um jogo bom!" (da nossa pesquisa, uma fofa!)
"é sempre bom dar oportunidade pras pessoas que estão começando, sem contar que a maioria dos jogos indies tem preços mais acessíveis." (adoro essa parte também, e amo ajudar no que posso. Pesquisa.)
💥 Motivos defendidos para não gostar de Indie otome games pela internet
Algumas pessoas dizem que preferem Otome games japoneses porque sentem melhor o choque de cultura, e que a diferença entre os indies feitos foram do Japão para os feitos no Japão são como a diferença entre Anime e cartoon.
Arte. Muitas pessoas argumentam que preferem a arte característica dos jogos Japoneses. Ou seja com estilo de anime.
Outros ainda perguntaram: Porque não Indies japoneses, bem porque pouco deles tem em um idioma que seja possível de entender.
Porque gostam do Japão.
Os motivos daqui (pesquisa) são em sua maioria porque não conhecem, ou porque alguns não os chamam atenção.
💥 Motivos do porque jogam Otome indies
"Apesar do meu preconceito que aos poucos quero acabar, tenho um certo carinho aos criadores. Digo, deve ser nada fácil fazer um otome game, ainda mais se for feito só. Então, se eu visse qualquer criador de otome game indie, mesmo que não fique interessada no jogo em si, quero o melhor para aquele que deu horas de trabalho por um jogo bom!" (da nossa pesquisa, uma fofa!)
"é sempre bom dar oportunidade pras pessoas que estão começando, sem contar que a maioria dos jogos indies tem preços mais acessíveis." (adoro essa parte também, e amo ajudar no que posso. Pesquisa.)
"Porque gosto de conhecer mais e mais otome games e acredito na capacidade dos desenvolvedores indies. Todo mundo começa sem fama, mas pode fazer o trabalho com tanto amor, que conseguem alcançar o público, fama e reconhecimento merecidos. Mas para que isso ocorra, todos precisam de uma chance." (Sim, verdade. Pesquisa)
Alaris |
Todos esses motivos são válidos, afinal são preferências pessoais mas quem disse que precisam escolher só um? Podem jogar às vezes um indie, no intervalo daquele jogo longo, por exemplo, eu gosto de jogar Tokimeki no meu tablet e no pc está jogando um jogo mais leve e tranquilo. Também tem o tempo e onde você pode estar jogando, pessoas que jogam mais no Switch tem uma biblioteca mais limitada quanto aos indies, então é totalmente compreensível que elas prefiram a comodidade. (eu adoraria um SteamOs pra jogar meus games na mão)
Mas, a questão é que Os Indies merecem uma chance. Mesmo que seja só para testar, mesmo que não consigam terminar, mas será legal abrir o jogo e dá uma olhada, sabe dá uma chance. Eu costumo tanto com séries ou jogos terminar um episódio, ou nos jogos terminar uma rota e depois tirar minha conclusão, às vezes jogo tudo, às vezes quero jogar. Enfim, já joguei um jogo inteiro que não gostei, mas foi uma experiência para acrescentar na minha vida. Podem, se prefirir baixar demos.
- Apoiar os desenvolvedores - Baixando o jogo e dando comentários
- Abrir a mente - Ver umas coisas diferentes pode estimular criação de nova ligações neurais, quem sabe não cria curiosidade sobre algo novo e já imenda num estudo leve. Gera saúde para o cerebro.
- Se inspirar - Tem cada interface bonita, história divertida
- Rir - Sim, por que não? Quando assisto um filme que possivelmente não é minha coisa, eu me divirto com ele, reparo em tudo (se bem faço com que gosto também), tento advinhar o final, rio de coisas que não deveria, como coisas loucas que acontecem.
- Conhecer diferentes estilos de arte - Existem tantos, mais tantos traços, cada um com sua personalidade. Principalmente se desenha pode ser um bom estudo.
- Estudar inglês - Eu aprendi inglês jogando, mais jogos indies que tem palavras mais incomuns nas traduções oficiais, já que são escritos por pessoas de vários lugares e as vezes residente em um país que fala inglês.
Preconceito com os otome indies
Quando eu ficava no twitter, havia certo desprezo aos jogos indies, e o mais legal e que quando a pessoa dava uma chance, costumava ver pontos positivos e em alguns casos, até mesmo se apaixonar pelo jogo. De todo modo, devo dizer que não notei preconceito só com os Indies, mas com jogos até mesmo de empresas japonesas. Quase como ser fanboy, jogos japoneses incriveis sendo desprezados por não serem de tal marca, vamos colocar assim. Enquanto outros jogos da tal marca com histórias no mesmo tema foram muito bem recebidos.
Enfim, podemos dizer em resumo que a comunidade otome mundial é complicada. No meu ponto de vista você gostar de Jogo A, não tem impede de gostar e apreciar o jogo B, é totalmente normal ter um favorito mas podemos ser honetas sobre os pontos negativos deles. Eu amo Tokimekis, mas aquelas bombas são a pior coisa do mundo, e o minigame de fazer chocolate que coisa mais chata, e quando chegamos no final do jogo, já estamos sem muito o que fazer se tivermos upado os atributos, então é a parte que fica enfadonha no jogo, posso admitir isso e continuar amando o jogo, existem até personagens que não gosto dentro dos Tokimekis coisa que as vezes não acontece em outros jogos e acabou gostando de todo mundo.
Nome do jogo na Imagem Pré-View CherryPieh |
Entendo o desejo de querer proteger seu game favorito, mas ele não está em perigo!
Muitas vezes é como se os Indies fossem de algum modo prejudicar o lançamento de Otome traduzidos aqui, e sinceramente minha análise sobre isso me diz o oposto, vide Rune Factory, Harvest moon (14 de novembro de 2017). Pensemos nesses dois jogos, quando foi que trouxeram eles para cá, para o ocidente? Simples depois do GRANDE SUCESSO de STARDEW VALLEY (Fevereiro de 2016), provavelmente se sentiram ameaçados por terem grupos indies fazendo jogos no estilo deles, melhores que eles, e assim foi com Rune Factory, com o lançamento de My time at portia que mistura farming, construção e lutas, Rune factory olhou para o mercado ocidental e trouxe seus jogos para o computador, lugar de grande boom, e claro para os consoles mais novos. E ainda o Rune Factory 5 funciona muito melhor nos computadores, mesmo sem ssd, tendo carregamento rápidos, diferente de seu funcionamento lento no Switch, (nesse caso vejo um desprezo dos desenvolvedores com o Switch ou, o jogo é muito pesado para o Hardware, entre outras opções).
Seguindo essa linha de pensamento, por que acham que a dona Otomate está trazendo mais jogos em inglês? E por que tivemos tantos jogos Japoneses sendo lançados no Steam nesses últimos anos? Há um espaço que essas empresas querem dominar e manter, que se sentem no direito, ou seja, no final quanto mais Otome games Indies tivermos, quanto mais eles chamarem atenção temos uma boa probabilidade das empresas Japonesas se sentirem ameaçadas e portarem seus jogos para as jogadoras daqui.
Então vamos torcer para um grande sucesso dos Indies, assim é uma situação que todos ganham.
Podemos considerar Otomes chineses Indies também, desde que se encaixe nas descrições lá em cima.
Até a próxima!
Ah, agora eu acho que terminei.
Acrescente o que quiserem nos comentários
Briguem comigo
Me deem mais ideias
Enfim se divirtam aí embaixo, eu só não publico comentario com virus o resto podem postar que aprovo assim que puder responder.
Desde já agradeço a leitura.
Obrigada por todas, todos e todes que respoderam a pesquisa, Ajudou muito. Minha eterna gratidão!
0 Comentários:
Postar um comentário
Seu comentário me deixa muito feliz, mas se não der para comentar tudo bem! obrigada pela visita!
(。♥‿♥。) (*≧m≦*) ヾ(^∇^) m(_ _)m (◎_◎;) (T_T) (*_*) (~~~)\(^o^)/
(^_−)☆ (*・∀・)/\(・∀・*) (>д<)\(*T▽T*)/ (^_^) ❤
Sintam-se livres pra comentar e dividir seus link aqui, adorarei visitar