Hoje eu vou mostrar como eu declaro imagens nos meus projetos, de preferência vou estar usando o último jogo que fiz, tenham em mente que do meu ponto de vista acho essa a melhor alternativa do que toda hora que quiser usar a imagem ficar chamando ela direto da pasta.
1. Crie um novo arquivo rpy dentro da pasta do seu jogo.
Clique com o botão direito do mouse e crie um txt, coloque um nome imagens.rpy e aceite a pergunta que o editor de texto lhe faz.
Pode fazer esse mesmo esquema no script, porém criar um novo rpy para quem tem muitas imagens ajuda na organização.
Nesse jogo acima, como eu tinha cerca de 4 imagens de fundo, sete imagens de personagens, isso é sprites eu optei por fazer em um único arquivo o qual eu dei o nome, porém se fosse um jogo com quatro personagens seria melhor um arquivo para cada grupo de imagens dos personagens.
2. Declare as imagens.
Eu organizo minhas imagens em pastas separadas, por exemplo na pasta escrito BG, estão todas as imagens de fundos, na pasta PER, todos os sprites do personagens, e assim por diante...
Você vai simplesmente escrever no início da linha sem espaço e nem precisa escrever nada no arquivo a seguinte "Frase". (Estou usando frase para ser um termo que qualquer ser humano na face da terra consiga identificar, a tia aqui sabe que precisa de mais do que isso para ser uma frase.)
image saladia = ("bg/saladia.png")
image é o que identifica o que você está declarando uma imagem.
saladia é o nome da sua imagem ou seja, quando quiser mostrar essa imagem no jogo, você apenas terá que escrever: show saladia with dissolve
("bg/saladia.png") Aqui, BG é a pasta onde está a imagem, e saladia.png é o nome da sua imagem. Você tem que dizer ao renpy onde pegar a sua imagem.
Há um boato que é possível chamar as imagens sem declarar o local se elas estiverem na pasta images do renpy. Porém isso nem sempre funciona, então vale testar e vê se funciona para o seu projeto.
3. Chame as imagens no seu jogo
Do jeito simples basta chamar sua imagem, escreva show nome da image (exatamente como escreveu) e uma transição se desejar. Veja na imagem:DICAS FINAIS:
- Preste muita atenção no nome das imagens
- Não use nome com acentos e nem cedilha
- Muitos erros iniciantes são sobre nome das imagens, sobre a localização então sempre verifique a linha que o renpy indica ter erro.
- Não use o mesmo nome de imagens e label
- Evite mandar o renpy cortar sua imagem isso vai deixar seu jogo mais pesado, dica do criador.
- Tente se organizar com pastas e arquivos para facilitar seu controle.
Ainda estou pensando qual seria a próxima postagem que é legal para desenvolvedores começando no renpy. Embora essas coisas sejam simples, elas ajudam e tiram muitas dúvidas. Até a próxima!
0 Comentários:
Postar um comentário
Seu comentário me deixa muito feliz, mas se não der para comentar tudo bem! obrigada pela visita!
(。♥‿♥。) (*≧m≦*) ヾ(^∇^) m(_ _)m (◎_◎;) (T_T) (*_*) (~~~)\(^o^)/
(^_−)☆ (*・∀・)/\(・∀・*) (>д<)\(*T▽T*)/ (^_^) ❤
Sintam-se livres pra comentar e dividir seus link aqui, adorarei visitar