Novidades

Desabafo respostas: Dicas para lidar com a Depressão


Olá,
Sabemos que eu raramente toco em assuntos assim, ou em coisas pessoais, mas resolvi falar disso, afinal recebo alguns desabafos com situações complicadas, e coisas que eu não gostaria de publicar para respeitar a privacidade de cada um.

Eu lido com depressão desde dos meus onze anos. As vezes têm motivo, as vezes não tem.
Por volta de 2016 eu adquiri crise de ansiedade por alienação parental feita durante anos, e depois fiquei extremamente decepcionada por finalmente descobrir isso.
Nessa época não conseguia respirar direito, não conseguia pensar em sair de casa sem entrar em panico, pois me fizeram acreditar que tinha uma doença que nunca tive. Quem me deu forças e me mostrou o caminho pra superar foram meu marido e minha pequena filha.
Eu não conseguia sequer ficar sozinha em casa sem começar a achar que estava sufocada.
Então eu percebi que eu não queria ser assim: Parei e me perguntei se eu queria ficar trancada em casa? Se eu queria ficar sem ir no cinema? Apos descobrir que essas respostas eram NÃO decidi aos poucos começar a tentar sair de casa.
Poderia escrever mais aqui porém esse não é o foco, saibam apenas que eu ainda tenho minhas ansiedades mas agora e no nível normal, eu senti tanta falta de sentir isso normal, que até gosto e um sinal de que consigo lutar.

Vou começar dizendo verdades que a gente raramente vê escrita por ai:

1 - A felicidade só vem se a gente correr atrás dela. (Não aqueles papos bobos de Coach, mas é aproveitar pequenos momentos felizes, ninguém está feliz o tempo todo.)
2 - Se você não quiser sair da tristeza, você vai continuar com ela.
3 - O sofrimento te ensina (machucando mas ensina, e quando não aprende com ele, aquilo se repete do mesmo modo.)

Freud morreu se perguntando porque as pessoas passam a vida correndo atras da infelicidade e quando a encontram ficam surpresas.

Os filmes sempre são um ótimo exemplo, no filme a protagonista esta lá na vidinha mais ou menos dela quando POW algo incrível acontece e muda tudo. Exemplo disso seria Crepúsculo. E a vida dela fica emocionante.

"Não são os acontecimentos que nos ferem, mas sim a visão que temos deles." Arte de viver, Filosofo estoico, Epicteto.


Infelizmente nos não temos esse luxo, se a gente quer emoção, tem que levantar a bunda do sofá e procurar sua emoção. E isso vale pra tudo. Claro que sortes podem acontecer, mas vamos ficar esperando quanto tempo por isso? Eu já pensei assim, nessa época a depressão me fazia perder horas chorando, (talvez por isso sou obcecada com otimizar meu tempo), ou pior horas me lamentando, por causa disso, ou daquilo.

Cada caso é um caso. Mas o primeiro passo e identificar se você gosta de quem você é? Se você gosta da aonde esta? E aonde quer chegar? E qual caminho percorrer?
Faça um listinha ai do que você gostaria de ser, tanto fisicamente, mentalmente.
Faça também junto dessa listinha objetivos pra chegar nesse lugar, tente querer coisas possíveis, Querer Laito Sakamaki seja vivo pra ser seu namorado infelizmente não dá pra alcançar.



Lidar com a tristeza é uma das partes mais complicadas, junto com a vontade fazer nada. Então lembre do que você gosta de fazer?
Se quer uma sugestão, eu recomendo uma pipoca, e um seriado, ou um livro, algo que ocupe sua mente, músicas.
O primeiro passo é se libertar do pensamento irracional, relaxando seu corpo e seu cérebro. E quando estiver mais calma, ou calmo, pensar em que pode mudar, no que quer fazer amanhã.
Pode apelar pra atividades físicas, faça um Yoga pelo youtube, uma dança, algo que libere serotonina e endorfina na sua cabeça.
NUNCA fique em redes sociais, infelizmente lá está cheio de pessoas fingindo ter a vida perfeita, ou pressões estranhas, ou notícias ruins e tudo que alguém mal não precisa e de notícias ruins nessa hora.

Lembram do Cantor do Linkin park? As letras dele sempre diziam coisas como "Eu não quero ser aquele que as batalhas sempre escolhem".
Se quiser ser feliz de novo, sempre vai ter que lutar, problemas com pais, não se sentir amado, todas essas coisas têm solução.


Não ser amado começa com você mesmo, se você não se amar, seus defeitos suas qualidades ninguém vai te amar, eu não gosto de buscar reconhecimento nos outros, eu melhoro por mim mesma.

Eu tive os dois, sobre ser amada ou não eu parei de ligar. Eu cansei de tentar me enturmar e de procurar ser aceita, e com o tempo vi que realmente gosto de ser como sou. Afinal eu não ligo pra pessoas que não respeitam meus gostos, não ligo pra o que as pessoas pensam de mim de ruim. Porque só temos duas possibilidades ou é verdade e eu devo melhorar ou não.

Faça assim quando ficar deprimida:
- Converse com alguém de confiança.
Não alguém que te culpe ou não te escute, alguém realmente pra desabafar.
- Pegue um papel ou um computador e desabafe, escreva tudo o que você não conseguiu dizer, não conseguiu fazer.
- Se distraia, um otome game que você gosta, ou você sempre quis jogar, aprender algo novo, cozinhar, malhar, jogar bola, qualquer coisa que te distraia até ver Felipe neto tá valendo se isso te distrai.
- Escreva as coisas que te incomoda e gaste um tempo buscando soluções.
- Veja algo edificante, eu recomendo Monja Coen ou Leandro Karnal. Deixe a religião de lado e absorva o que você pode aplicar na sua vida pra ela ser melhor.
(nem tudo que ambos falam é aproveitável, mas eu diria que 70% disso é edificante.) Outras coisas também.
- Caso possa vá em um médico, em um que seja bom gaste um tempo conversando com você além de só te passar remédios.
- Trace pequena metas, como sair pra comprar algo que goste de comer, mesmo sem tá com vontade.
- Busque coisas que te fazem feliz, e evite coisas que te irritam sempre que possível.
- Leia livros antigos. Por que?
Simplesmente eles são edificantes tanto intelectualmente como emocionalmente, por exemplo: O Retrato de Dorian Gray, fala sobre o bem e o mal, e coisas que belas pessoas podem esconder, além de outros temas interessantes. Frankstein de Mary Shelly, O médico e o Monstro.


Pode ser que as pessoas pensem inúmeras coisas de você, mas você tem que pensar no seu bem estar primeiro, e depois você resolve as outras coisas, sem a cabeça no lugar não tem como fazer outras coisas bem, no máximo estudar, porque é necessário e ajuda a manter o cérebro ocupado.

Hoje em dia está com uma mania de ao invés das pessoas buscarem lutarem pra resolver seus problemas, elas vão para o facebook, ou ofender alguém, ou buscando um pouco de ajuda por lá, eu acredito que ajuda até as vezes se acha, mas ainda assim as coisas tem que partir de dentro.

Bem eu já falei de mais, não esqueçam de procurar médicos se a situação é muito séria, avisem pessoas do seu estado, procurem ajuda sim! Mas não confie em qualquer pessoa, o mundo esta muito perigoso pra todos. Eu falaria pra falar com seus pais, mas no meu caso os meus não eram confiáveis, mas o de vocês provavelmente são, se eles não entenderem vocês procurem alguém que vocês conheçam bem, ou mesmo vão no médicos sozinhas, sozinhos com uma amiga ou amigo de confiança.

Não compre cursos que prometem te fazer feliz.
Estude FILOSOFIA (recomendo estoicismo de Epicteto).
Nova acrópole (canal de filosofia nacional) tem vídeos muito interessantes relacionando mitologia com ideias.

Nota: QUANDO eu digo que a felicidade depende da gente, o que eu quero dizer é que: depende de nos mesmos achar a felicidade nas pequenas coisas.

Sendo sincera, para nos nesse país é difícil, comprar comida, ir no médico, não se preocupar com o que está acontecendo, com os ataques a pessoas diferentes dos ditos padrões fantasiosos dos ensandecidos. Então como a gente faz pra ser feliz? Do meu ponto de vista é apreciando cada boa coisa que acontece no nosso dia e não damos, importância. Eu por exemplo tenho seletividade alimentar, comer pra mim é difícil, então o dia que eu como com vontade (e não me obrigando, porque preciso me alimentar), já fico feliz, as vezes apreciam também um canto de um passarinho, a cor bonita de uma flor selvagem (aqueles matinhos, eu acho a coisa mais lindo e delicada). 
Porém, se PUDEREM busquem mesmo AJUDA, o que tem nesse artigo e só pra dar um pouquinho de força, e levar meus sentimentos de apoio a quem precisa. 



Share:

6 comentários:

  1. perfeito estava precisado dessas verdades!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, espero que posso te ajudar, ou ajudar alguém próximo.

      Excluir
  2. Parabéns pela postagem! Você falou tudo o que demorei anos para perceber :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também demorei, e com certeza tem muita coisa que a gente pode aprender por ai.

      Excluir
  3. Foi um post realmente comovedor. Pude senti a sinceridade e o carinho que você colocou em cada palavra. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada, se um pouco do que passei puder ajudar alguém seria incrível.

      Excluir

Seu comentário me deixa muito feliz, mas se não der para comentar tudo bem! obrigada pela visita!

(。♥‿♥。) (*≧m≦*) ヾ(^∇^) m(_ _)m (◎_◎;) (T_T) (*_*) (~~~)\(^o^)/
(^_−)☆ (*・∀・)/\(・∀・*) (>д<)\(*T▽T*)/ (^_^) ❤

Sintam-se livres pra comentar e dividir seus link aqui, adorarei visitar

Jogadores e Devs participem!

Jogadores e Devs participem!
Estamos esperando vocês! Vamos incentivar o mercado nacional para fazermos mais sonhos com nosso idioma, e melhorar cada vez mais!

Grupos

Dicas de como traduzir e grupo

Fiquem de olho para novidades no novo insta do blog, lá tem recomendação e outros --- Se informem em várias fontes --- SE PUDEREM DOEM ALIMENTOS NA REGIÃO DE VOCÊS --- BJS

Ajude o blog

Ajude o blog
pix: otomegamebremais@gmail.com

Links diretos

Otome games
Otome game em Portugues
Otome union
Conheça otomes games
Otome Games no switch
Otomerama Desevolvedora de games
Quiz otomes
Envie seu artigo

Tradução - Status

Amnesia:memories tradução no jogo
IKKI, KENT: rota completa
Toma 2025
Shin Requer texto
Ukyou Requer texto
Memories
Magical Otoge Ciel Revisão
Cute Demons Crashers MIRARI Rota
Lake of voices

Canal pra tutorias e dev logs

Siga aqui também

Translate

Radio J-hero

Rádio J-Hero

Followers

Visite também

grupo

Jogos Nacionais

Divulgação

Otome games

Nosso Canal